quinta-feira, 15 de março de 2012


Suplicy denuncia situação da Serra da Capivara na tribuna do Senado
O senador paulista pediu a Niède Guidon que descrevesse os problemas que dificultam o funcionamento do parque.
O senador Eduardo Suplicy (PT - SP) fez pronunciamento nesta quinta-feira (15) na tribuna do Congresso Federal sobre a situação do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Na semana passada, o parlamentar solicitou à pesquisadora Niède Guidon informações sobre a real condição de funcionamento do local. O principal ponto destacado pela cientista é a falta de uma fonte de financiamento fixa mensal para manter o parque funcionando. Segundo relato de Niède na carta, seriam necessários R$ 380 mil para cobrir todas as despensas.
Atualmente, o parque possui 130 funcionários, mas necessita de pelo menos 280 para funcionar em sua totalidade e com segurança. Cortes na folha foram realizado para adequar à realidade financeira da instituição.
A pesquisa analisa ainda que a falta de estrutura da região tem promovido um subaproveitamento das riquezas naturais, culturais e científicas do Parque. De acordo com Niède, o Parque tem potencial para atrair cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

 O Parque Serra da Capivara foi considerado pela UNESCO como patrimônio Cultural da Humanidade, além de ser reconhecido como o melhor estruturado do mundo entre sítios de patrimônio cultural de arte rupestre.  
Suplicy informou para Niède Guidon que tentará audiência com a presidente Dilma para discutir possíveis formas de financiamento para o Parque.
Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
Com informações da Agência Senado
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário