terça-feira, 25 de setembro de 2012

Indústrias são beneficiadas com legislação de regime especial

Representantes do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Codin) se reuniram no último dia 14 de agosto, na Escola Fazendária, com o objetivo de analisar e apreciar processos de regime especial para as indústrias locais.
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), empresário Humberto Cronemberger, que representou o presidente da entidade e membro do Codin, Zé Filho, a reunião foi bastante produtiva. Das 26 empresas que solicitavam benefícios de isenção e ampliação 14 obtiveram aprovação do Conselho.
Segundo Cronemberger, os empreendimentos avaliados e aprovados são dos segmentos têxtil, madeireiro, tinta e sandálias, entre outros. “Verificamos que tem sido crescente o interesse dos empresários em instalarem novos empreendimentos industriais no Piauí, bem como, temos casos de empresas que estão com projetos de expansão e modernização, tudo isso resulta em mais emprego e renda para a população piauiense", disse o vice-presidente.
Durante a reunião, o representante da FIEPI falou sobre a importância do novo Cadastro Industrial que está sendo elaborado pela FIEPI, com lançamento previsto para novembro. “O cadastro será uma fonte de consulta a investidores, clientes, fornecedores, governantes, estudantes e a todos os interessados na realização de negócios e nos contatos das indústrias locais, além de projetar o estado do Piauí e favorecer futuros investidores”, explicou.
Esta foi a segunda reunião do Codin formada pelos novos membros empossados recentemente pelo governador Wilson Martins. O conselho é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos, que durante a posse anunciou a implantação de 26 novos empreendimentos no Piauí que foram atraídos pela nova legislação do regime especial para indústrias.
Durante a reunião, os representantes do Conselho ainda procederam a aprovação da Ata da 1ª reunião e dos pareceres técnicos da Cotac - Comissão de Assessoramento Técnico do Codin.
O Codin é o órgão responsável por formular a política industrial do Estado, aprovar a concessão do regime especial concedido pela nova lei de incentivos fiscais, avaliar periodicamente o desempenho das empresas beneficiadas, além de propor a criação de outros benefícios e/ou alterações no sistema existente com vistas ao desenvolvimento industrial piauiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário