terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, visita instalações do Hospital Mariano Lucas de Sousa.



Bernildo Val tem audiência marcada para hoje ás 10:00 h com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Ernane de Paiva Maia, onde vai discutir dentre vários assuntos, a crítica situação do Hospital da cidade.
O Prefeito eleito de Buriti dos Lopes, Dr. Bernildo Val, vai se encontrar na manhã de hoje (06) ás 10 horas com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ernane de Paiva onde vai discutir vários assuntos ligados á saúde no Município. Bernildo Val está preocupado com a situação do Hospital Mariano Lucas de Sousa que há quase um ano está fechado pela atual administração municipal que por falta de gerenciamento, fechou as portas daquela casa de saúde e devolveu ao Estado. O Governador Wilson Martins, na ocasião, determinou que fosse feita uma reforma no Mariano Lucas de Sousa, no valor aproximado de R$ 479.000,00, iniciada este ano pela construtora Staff de Construção e Drenagem LTDA, que há vários meses rompeu com o contrato deixando a reforma paralisada. Bernildo Val quer a retomada das obras.
Ontem pela manhã, Bernildo Val fez uma visita ás instalações do Hospital Mariano Lucas de Sousa, com o objetivo de fazer um relatório da situação para ser entregue ao Secretário de Saúde do Estado, Ernane de Paiva. A equipe do Portal Buriti Notícia acompanhou o Prefeito eleito e flagrou uma situação de total abandono.
Logo na chegada, registramos uma situação constrangedora, a porta de entrada é travada por uma cadeira velha e o único funcionário da Construtora Staff que há dois meses e meio não sabe o que é salário nos mostra a dura realidade de um Hospital que já foi motivo de orgulho para toda a região.
Na entrada, o que vê são vários colchões danificados e cheios de poeira, cadeiras amontoadas, equipamentos jogados uns sobre os outros, geladeiras quebradas, camas no meio do sol. O que já foi um necrotério agora funciona como abrigo para vândalos fazerem necessidades e usarem drogas, o local está cheio de fezes humanas. O Portão de entrada é um convite para os marginais. No dia 02 de novembro, o vigia Valmiro Rodrigues dos Santos, que mesmo sem receber seu salário, ainda permanece no Hospital, flagrou um vândalo roubando material de construção e corajosamente prendeu o  bandido e o entregou a polícia.
O desperdício também faz parte dessa triste matéria. Ao que parece, a empresa Staff e nem a Prefeitura não tiveram preocupação nenhuma em zelar por equipamentos e medicamentos que poderiam ser aproveitados. Material para curativo e remédios com prazo de validade até 2013 estão jogados pelo chão ou cobertos de poeira em prateleiras sujas, mostrando um verdadeiro desperdício com o dinheiro público.

É possível que até animais tenham entrado no interior da obra, pois, fezes de animais também foram encontradas no interior do Mariano Lucas de Sousa. 

Já na segunda ala do Hospital, que era destinada a cirurgias e internações já se observa alguns avanços. O reboco das paredes foi praticamente concluído e as instalações elétricas e hidráulicas também estão adiantadas.

Bernildo Val espera sensibilizar o Governo do Estado para a necessidade urgente de concluir a reforma e reequipar o Hospital de Buriti dos Lopes, pois segundo ele, essa deve ser uma prioridade do Governo do Estado em Buriti dos Lopes. Val acrescenta que, em todas as pesquisas que teve conhecimento, a população aponta como principal problema do Município a saúde e o Hospital fechado, e vai discutir com Ernane de Paiva a retomada das obras de reforma do Hospital Mariano Lucas de Sousa, o mais rápido possível. Durante a visita, uma equipe da Coordenação de monitoramento da SESAPI chegou até o local e segundo informações repassadas pelo senho José Wilson, (membro da equipe) o objetivo da equipe é fazer um levantamento da situação dos funcionários do Hospital, saber onde estão lotados e o que estão fazendo. 
                                                   

Veja mais fotos do Hospital de Buriti dos Lopes
 necrotério cheio de fezes humana

portão de entrada e muro quebrados

  equipamentos amontoados 

 pastas e blocos de anotações 

 camas abandonadas no sol 

Algodão ortopédico e gases estragando cheios de sujeiras

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário